Dos momentos wook
No dia 28 de Julho encomendei este livro conjuntamente com outro título. Essoutro tinha um aviso de disponibilidade retardada em 5 (cinco) dias. Não sofrendo o meu lar com a falta de livros ainda não lidos por mim, aguardei.
Os dias foram passando e só há uma semana, a 6 de Agosto, é que a Wook se lembrou de dizer alguma coisinha: «Lamentamos informar que continuamos com dificuldade na obtenção de determinado(s) título(s) uma vez que o(s) respetivo(s) editor(es) apresenta(m) um atraso significativo na entrega do(s) mesmo(s).»
Enviar de imediato o título com a disponibilidade imediata? Não. A cliente que espere. Ninguém a mandou formular a encomenda conjuntamente, facilitando o envio conjunto à vendedora.
Há dois dias lá se lembrou a Wook da minha existência: «Verificamos que a sua encomenda ultrapassou o prazo médio previsto para envio. Esta situação deve-se ao atraso de alguns editores na entrega de determinados títulos.
Embora alheios a esta situação, compete-nos intervir por forma a diminuir o incómodo provocado aos nossos clientes por tais constrangimentos.»
Adoro esta sacudidela constante de alguma possível responsabilidade. A. Culpa. É. Sempre. Dos. Outros.
Mesmo que seja culpa da Quetzal, esta linguagem é tão dentro do estereótipo millennial de nunca assumir culpas de coisa alguma que me custa lê-la constantemente em mensagens formulaicas remetidas para a generalidade dos clientes em situações análogas.
Ontem recebi este exemplar. Vinha plastificado mas com mossas várias. Até nisso a Wook falhou: fez-me esperar 15 (quinze) dias por um livro com disponibilidade imediata para o seu envio e depois remeteu-me um exemplar com defeito. Sim, sei que posso reclamar e trocá-lo. Mas não desejo perder o meu tempo por conta de cumprimento defeituoso alheio numa situação que já era de incumprimento parcial.
«E porquê este post a relatar uma experiência aquisitiva igual a tantas outras?», pergunta o bom leitor. Bem, é que ontem e hoje recebi notificações postais relativas ao envio do outro título encomendado a 28 de Julho. Aquele que chegará com um dia de diferença, onerando-me com o dever de permanecer em casa em dois dias diferentes para receber uma encomenda que podia e deveria ter sido remetida no mesmo dia ou, para ser assim diferida, cuja primeira parte deveria ter sido remetida em 29/07 e não a 11/08.
Resta saber em que estado chegará essoutro livro...